04 a 08 Novembro | 2024

D2C: Como a estratégia pode aproximar a indústria do consumidor final

Conteúdo publicado originalmente no Ecommerce Brasil.

O modelo de negócio Direct to Consumer (D2C) vem ganhando cada vez mais espaço e se consolidando como uma tendência para o mercado de e-commerce. Na estratégia, a indústria negocia diretamente com o consumidor final, ampliando as oportunidades de venda e o crescimento da empresa.

Se antes era impossível imaginar que uma fábrica poderia vender diretamente ao consumidor, hoje, com o crescimento do mercado digital, isso mudou.

A adesão às compras online foi intensificada no período da pandemia e, com a rápida expansão do comércio eletrônico no mundo, as indústrias enxergaram a necessidade de proximidade com o cliente através de um modelo que estreitasse esse relacionamento.

De acordo com relatório divulgado pela eMarketer, as vendas diretas ao consumidor (D2C) nos Estados Unidos, por exemplo, chegaram a faturar US$ 31,6 bilhões em 2022, representando um crescimento de 41,1% se comparado com o anterior. A expectativa é de que o D2C ganhe ainda mais força nos próximos anos.

No Brasil, apesar de muitas indústrias já apostarem fortemente nesse canal, a implementação do modelo ainda traz diversos desafios, que vão desde o desenvolvimento de produtos até a tecnologia e a estrutura digital para realizar as vendas.

Entenda o modelo

Com a estratégia D2C, as empresas realizam as vendas diretamente aos consumidores finais, sem a necessidade de intermediários, como marketplaces, atacadistas ou varejistas.

Para isso, as indústrias utilizam as suas próprias plataformas de e-commerce. O modelo tem sido adotado por empresas de diversos setores, principalmente pelo fato de elas terem um controle maior sobre a experiência do cliente, criando estratégias mais assertivas na forma como os produtos são apresentados até o atendimento e a maneira como são entregues.

O vínculo permite um relacionamento mais forte com os consumidores e garante uma experiência personalizada de compra, já que as empresas conseguem obter dados valiosos sobre os hábitos, comportamento e desejos do cliente.

 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre D2C: Como a estratégia pode aproximar a indústria do consumidor final. Para continuar lendo, acesse Ecommerce Brasil.