04 a 08 Novembro | 2024

Investimentos em novos dispositivos tecnológicos garantem operações logísticas mais ágeis, seguras e robustas

Conteúdo publicado originalmente no Ecommerce Brasil.

Sistemas cada vez mais seguros, eficientes e robustos são exigências de mercado que se intensificaram com os avanços da tecnologia e a aceleração da digitalização nestes últimos anos, ajudando a trazer milhões de novos consumidores apara o e-commerce e elevando as vendas a patamares até então inalcançáveis.

A necessidade da tecnologia tornou-se imperiosa para todos os players do comércio eletrônico, especialmente os operadores logísticos do last mile, que precisam de soluções tecnológicas 100% integradas com todas as etapas da operação e os clientes, para oferecerem uma experiência positiva, sejam eles embarcadores ou consumidores.

Integração logística

A adoção de plataformas que realizam a integração logística de forma prática e ágil é talvez o ponto inicial e mais crucial para que toda essa engrenagem tecnológica caminhe, já que se trata da troca de informações entre a transportadora e o embarcador que irá se refletir no consumidor, que aguarda o recebimento de sua encomenda.

Nesse sentido, as plataformas de integração logística, por troca de arquivos (EDI) ou plugins, são alternativas mais usuais, que permitem de maneira aberta e simples que as soluções tecnológicas em nuvem – como Vtex, Nuvemshop. Intelipost, Magento e WooCommerce, que sustentam as lojas virtuais de varejistas de diversos tamanhos – interajam com o sistema do operador logístico parceiro.

As integrações logísticas via API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações) estão ainda mais na mira dos investimentos das transportadoras, por serem formas mais modernas e promoverem a interação dos sistemas dos embarcadores e dos operadores logísticos diretamente pela internet.

Tanto por um caminho como por outro, o fato é que as plataformas de integração logística estão trazendo otimização nos processos, agilidade e governança para os players, com funções que permitem a cotação do frete, a checagem da situação da encomenda e a confirmação da entrega, além da possibilidade de gerar faturas e cobranças.

 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Investimentos em novos dispositivos tecnológicos garantem operações logísticas mais ágeis, seguras e robustas. Para continuar lendo, acesse Ecommerce Brasil.