04 a 08 Novembro | 2024

Capacitação para caminhoneiros: como se manter atualizado?

Conteúdo publicado originalmente no blog Planeta Caminhão.

Profissão está evoluindo ao longo dos anos e exige que profissionais evoluam junto

Capacitação é fundamental em qualquer profissão e para ser caminhoneiro não é diferente. Antigamente, havia aquela ideia de que caminhoneiro só precisava entender de caminhão, mas há muito tempo não é mais assim. Hoje em dia, principalmente para quem trabalha com transporte de cargas, a capacitação do caminhoneiro é algo cada vez mais cobrado.

sso acontece, porque não é só sentar e dirigir, né? Quem está na estrada todo dia sabe que é muito além disso. E essa necessidade se deve a diversos fatores, como à modernização dos caminhões, características de determinada carga, para se adaptar ao tipo de veículo ou, até mesmo, se enquadrar nas exigências de segurança dos órgãos de fiscalização.

A capacitação profissional não deve ser encarada como um problema, afinal, não se atualizar significa perder diversas oportunidades de trabalho, muitas vezes bastante lucrativas. E, além disso, com a capacitação o caminhoneiro não só aprende coisas novas para sua função, mas também cria para si novas oportunidades de crescimento.

Pensando em dar aquela força para o pessoal da boleia, listamos alguns motivos e maneiras de se manter atualizado na profissão.

Por que o caminhoneiro precisa de capacitação?

Atualmente, qualquer profissional, das mais variadas áreas, precisa se preocupar com a sua capacitação para manter-se em atividade. Seja para ser diferenciado no mercado, alcançar novas oportunidades ou conquistar melhores condições de trabalho, o caminhoneiro precisa ficar atento ao setor onde atua para saber onde pode evoluir.

A profissão de caminhoneiro exige várias habilidades e a responsabilidade na estrada é enorme. Por isso é fundamental se aprimorar através de cursos que podem ajudar a enfrentar os desafios diários e ainda ser diferente dos demais. Afinal, motoristas com mais experiência e especializações são mais valorizados e saem na frente.

Um bom exemplo são os caminhões mais recentes do mercado, que saem de fábrica com diversos recursos que são novidade para grande parte dos caminhoneiros, como câmbio automático e sistema de frenagem semiautônomo. Antes de começar a dirigir veículos com essas características, é preciso fazer um treinamento, pois, somente assim, o motorista conseguirá dominar corretamente os caminhões, tirando o máximo proveito deles.

As montadoras e empresas estão buscando constante evolução, então são novos equipamentos, novas máquinas, novas maneiras de realizar trabalhos antes mais braçais. Estar atento principalmente à tecnologia já te deixa à frente de muita gente. E não estamos falando de redes sociais. Muitas transportadoras utilizam sistemas digitais de rota e saber operar essas ferramentas é pré-requisito nessas empresas.

Como o caminhoneiro pode se capacitar?

Um ponto que acaba servindo de justificativa para o caminhoneiro não se capacitar é a falta de tempo. Como fica vários dias fora de casa, realmente é difícil ter uma disponibilidade para frequentar as aulas. Mas, a tecnologia está aí para ajudar não só no trabalho, mas nos estudos também. A maioria dos cursos atualmente, até devido à pandemia, é em formato EAD, mais fácil de adaptar à rotina.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre capacitação para caminhoneiros. Para continuar lendo, acesse este link.