04 a 08 Novembro | 2024

Mulheres habilitadas para dirigir veículos grandes ainda é menos que 5 %

Conteúdo publicado originalmente no Portal NTC.

Dados do Senatran mostram que as condutoras são minoria, porém o número está crescendo.

Em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas são mulheres, segundo a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Em São Paulo, dados do CAGED mostra que, dos 70.641 dos motoristas admitidos, em 2021, apenas 1,51% eram do sexo feminino.

No mesmo período, de maneira geral, no setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) ocorreu um aumento de 61% de mulheres contratadas, porém a maioria ainda se concentra em áreas administrativas, de acordo com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão de pesquisa parceiro do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP).

O gradual aumento no número de motoristas femininas é um reflexo das práticas de ESG, como conta Ana Jarrouge, presidente Executiva do SETCESP. “A grande maioria das empresas possuem vagas de motoristas em aberto e, aliadas às pautas ESG (do inglês governança ambiental, social e corporativa, é um conjunto de práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável), tais oportunidades se tornam cruciais para a sustentabilidade dos negócios toda equipe de RH está atenta para a diversidade nos processos seletivos.”

Movimentos como Vez&Voz, o qual Jarrouge é idealizadora, é uma outra ferramenta de inserção de mulheres dentro do transporte rodoviário de cargas. Cursos de capacitação, administração e ações de inserção no mercado de trabalho são realizados pelo movimento para incentivar motoristas.

Solange Voss Emmendorfer, de 58 anos, é motorista de bitrem – um caminhão que é combinação de dois semirreboques acoplados entre si –, e defende que o conhecimento técnico da área é extremamente importante. “Fazer cursos de referência na área em que vá ingressar e procurar conhecer, pelo menos, um pouco da rotina do dia a dia da empresa em que ela pretenda entrar, pois o setor de transportes é muito amplo e cada empresa atua num segmento específico”, conta.

Informações divulgadas pelo PNAD Continua, publicado no dia 19 de janeiro, revelam que, no trimestre que encerrou o ano de 2022, houve um aumento de 10,7% no número de colaboradores no setor de transporte, armazenagem e correio, mais 513 mil pessoas. No geral, o desemprego caiu 8,1% no final do ano, menor número desde 2015.

Dados do SETCESP revelam que, em 2021, ocorreram 32.094 admissões de motoristas mulheres em empresas de TRC. “As lideranças empresariais estão mudando de pensamento, até porque se não abrirem os olhos para todos os talentos, independentemente de gênero, raça, etnia, credo etc., estarão fadadas ao insucesso. A diversidade é real, necessária e a empresa que não estiver atenta a isso não perdurará no mercado”, conta Jarrouge.

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