04 a 08 Novembro | 2024

A Fenatran das Fenatrans!

Com recorde de público, lançamentos e negócios fechados, edição 2022 supera todas as expectativas

Superlativa! É o melhor adjetivo para definir como foi a 23ª edição da FENATRAN, o maior Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas da América Latina. Foram cinco dias intensos, marcados pela inovação tecnológica e lançamentos. E não é para menos: a Fenatran este ano reuniu mais 500 marcas no São Paulo Expo em novembro e gerou um volume total de negócios da ordem de R$ 9,5 bilhões. 

Para se ter uma ideia do crescimento do evento, o resultado deste ano, em geração de negócios, é superior em R$ 1 bilhão ao da última edição da feira, de 2019. A área de exposição chegou a ser ampliada em 20%, totalizando 100 mil m2, e foi completamente ocupada pelos estandes dos expositores cinco meses antes da abertura dos portões. 

 

Sustentabilidade

As principais montadoras presentes no país reservaram para o evento seus lançamentos mais estratégicos e adaptados às novas exigências do mercado quanto a motorizações menos poluentes. A sustentabilidade, aliás, foi a tônica do evento. Novidades em descarbonização, eletrificação, tecnologias para aumentar a eficiência operacional dos veículos e equipamentos tomaram o São Paulo Expo e atraíram 66 mil pessoas para conhecer, em primeira mão, a revolução que está acontecendo no setor automotivo brasileiro.

Falando em público, 20% dos 66 mil visitantes visitaram a Fenatran mais de uma vez, para acompanhar melhor as novidades e fechar novos negócios. Outro número que impressiona é a quantidade de reuniões organizadas no evento entre associações e compradores nacionais e internacionais: 480 rodadas de negócios. Além da geração de negócios para expositores e consumidores, a FENATRAN também colaborou para a criação de 13.000 empregos diretos para a montagem da exposição em seis dias. 

“Havia grande expectativa para esta edição da retomada. A edição de 2022 foi a Fenatran das Fenatrans, pois superamos o público esperado e também o volume de retorno, gerando mais oportunidades de negócios que o previsto. Isso mostra a força do evento e do modelo de negócios pautado em matchmaking. Por isso, vemos com bons olhos o futuro da Fenatran e dos novos eventos, como o Top Frotas, voltado a fomentar negócios no segmento de frotas de veículos”, comentou Luiz Bellini, diretor de Portfólio da RX, que organiza o evento. 

 

Fenatran Experience e Arena de Conteúdo

Entre todas as atrações organizadas para o público, a que gerou grande interesse entre os visitantes foi o test-drive de 18 modelos disponibilizados pelas montadoras. Uma na pista de dois km ao lado do pavilhão foi organizada para que os visitantes pudessem experimentar as novas tecnologias dos caminhões. Ao longo dos cinco dias de evento foram realizados 2.500 test-drives. 

Além de lançamentos e experiências com novas tecnologias, a FENATRAN ofereceu ainda uma Arena de Conteúdo, onde foram realizadas palestras e apresentações que resultaram em mais de 40 horas de conteúdo relacionados aos principais temas e oportunidades do setor de transporte de carga e logística. 

Destaque para a Rota Fenatran, que reuniu iniciativa privada e entidades para definir as perspectivas para o ano de 2023 do ponto de vista do universo das operações logísticas e também das entidades que coexistem no ecossistema do transporte rodoviário de cargas, considerando o cenário pós-eleições e elencando desafios e dificuldades. Esse conteúdo está disponível on demand no site oficial da feira – www.fenatran.com.br 

  

Lançamentos e novidades

Quer relembrar algumas das novidades apresentadas? Vamos lá: 

A Scania revelou seus destaques Euro 6 da linha 2023 de caminhões, da gama Super, que receberam o novo e mais eficiente trem de força da história da marca, da família fora de estrada XT, semipesados e opções a gás.

A Ford apresentou três novas versões da Transit que chegam ao mercado em 2023: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica. A diversificação da oferta de modelos da van faz parte da estratégia da Divisão de Veículos Comerciais da Ford no Brasil para aumentar a sua participação nesse segmento. 

A Volvo lançou a nova linha Euro 6 que chega com propulsores mais eficientes. A linha F está 8% mais econômica. Já a linha VM chega até 10% de economia de combustível. Além disso, a montadora lançou também seu caminhão elétrico, o FM. O caminhão de 44 toneladas tem seis baterias e a autonomia é de 300 quilômetros. 

A Mercedes-Benz levou várias novidades para a Fenatran: Uma nova linha de caminhões e o desenvolvimento de automação nos veículos, são algumas das novidades apresentadas na feira. O Atego 1730 é um caminhão autônomo de nível 4. Outra novidade da montadora foi a apresentação do Actros 2651 Estrela Delas, um veículo pensado para motoristas mulheres. Um dos recursos que o modelo traz é um banheiro dentro da cabine, diminuindo a exposição das motoristas a riscos, geladeira, Wi-Fi, uma bateria separada para ligar secador e chapinha, penteadeira com espelho iluminado e até uma bicicleta que permite que elas façam trajetos curtos em paradas na viagem sem precisar se deslocar com o caminhão.

A DAF Caminhões apresentou sua linha de motores com tecnologia Proconve P8/Euro 6. Os 2 mil metros quadrados do estande da montadora foram palco para a exposição dos caminhões DAF, XF e CF, com motorizações adequadas às normas de emissão Proconve P8/Euro 6.

A Arrow One, uma van elétrica e 100% brasileira planejada sob medida para entrega de e-commerce, também chamou a atenção do público. Desenvolvida pela startup Arrow Mobility, de Caxias do Sul (RS), em parceria com a Localiza, o veículo tem um espaço de 16,5 m³ para transportar mercadoria e leva menos de três horas para ser totalmente recarregado. 

As Empresas Randon levaram soluções mais sustentáveis. A nova divisão Randon Solar, que integra a linha New R, tem o propósito de reduzir o consumo de combustível em até 25% no transporte de cargas refrigeradas. As placas solares na parte superior e/ou lateral da carreta absorvem energia para as baterias. Um software desenvolvido pela marca faz a gestão da energia para garantir que o produto transportado seja conservado na temperatura adequada. 

Na área externa da Fenatran, os visitantes conheceram de perto como funcionam as soluções de blindagem elétrica e imobilização contra roubo de cargas criadas pela empresa de tecnologia T4S. O sistema impede o funcionamento do caminhão em caso de detecção de jammer, conhecido popularmente como “chupa-cabra”, aparelho que neutraliza o sinal de GPS/GPRS dos rastreadores dos caminhões. O veículo também é imobilizado em caso de violação do painel ou do rastreador e se houver desvio de rota.

 

Quer saber mais? Acesse o site da Fenatran 2022.