Caminhões ganham tecnologias para melhorar o transporte

Entre os destaques, as novas soluções eletrônicas para caminhões incluem conectividade, câmeras no lugar de espelhos e frenagem autônoma, por exemplo.

Conteúdo publicado originalmente no Estradão.

Os caminhões vêm ganhando novas tecnologias que, até recentemente, só eram vistas em veículos como carros de luxo. Assim, sistemas como leitor de faixa de rolagem, frenagem automática e câmeras já estão disponíveis em caminhões vendidos também no Brasil. Além disso, há novas opções aos motores a diesel. Ou seja, modelos a gás e elétricos também começam a ser vistos com mais frequência no País.

Dessa forma, os novos caminhões estão mais seguros e eficientes. Além disso, há uma preocupação cada vez maior com o bem estar do motorista. Afinal, muitos desses profissionais passam várias horas ao volante. Como resultado, isso contribui com o desempenho do profissional. No fim das contas, também ganha a empresa, com entregas mais rápidas graças, inclusive, ao menor risco de acidentes.

O Estradão listou cinco tecnologias modernas que já estão disponíveis nos caminhões à venda no Brasil. Vale dizer que vários sistemas estão apenas em modelos de topo. Porém, há itens que começam a chegar em caminhões médios e para operações urbanas, como volante multifuncional e dispositivos de conectividade, por exemplo.

Caminhões inteligentes

O ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) é uma das novidades mais recentes nos caminhões. Trata-se de um conjunto de tecnologias que auxiliam o motorista. Assim, sensores e radares gerenciados por softwares estão cada vez mais presentes nos veículos de carga. Eles alertam, por exemplo, sobre o risco de acidentes. Eles são conhecidos como sistemas de segurança ativa.

Atualmente, nos caminhões mais modernos há o chamado sistema de permanência de faixa de rolagem. O dispositivo avisa quando a seta não é ligada e o caminhão sai da faixa. Isso pode indicar distração, bem como sonolência do motorista. Já o ACC controla a velocidade de forma adaptativa. Ou seja, pode reduzir a velocidade e até frear o veículo sem interferência humana.

Para isso, sensores e radares permitem manter a distância segura do veículo à frente. Ou seja, se ele desacelerar, caminhão também reduz a velocidade de forma automática. Da mesma forma, se o veículo à frente acelerar, esses caminhões também aceleram. Porém, é possível determinar a velocidade máxima também de forma automática.

 

Frenagem de emergência

Nesse sentido, há ainda o BAS (assistente de frenagem de emergência). Segundo as fabricantes, o sistema para o veículo completo se perceber que o motorista perdeu o controle. Da mesma forma, o PCW, sigla de sistema de detecção de pedestres, consegue "ver" ciclistas e pedestres no entorno dos caminhões. Portanto, é uma ferramenta muito eficaz para evitar acidentes.

Inicialmente, a Volvo lançou esses recursos em seus ônibus em 2010. Em seguida, os dispositivos passaram a equipar também os caminhões da marca sueca. Atualmente, todas as fabricantes de caminhões do País oferecem o ADAS. Porém, o item é vendido como opcional.

Caminhões digitais

Outra tendência que começa a ganhar força nos caminhões é o painel digital. Como resultado, dá para personalizar as informações exibidas. Além disso, eles são mais fáceis de ler. Dessa forma, o motorista tem uma visão mais ampla e clara do funcionamento dos vários dispositivos. Segundo as fabricantes, a tendência é que no futuro esses dispositivos ganhem assistente de voz.

Ou seja, o motorista não vai precisar acionar teclas, o que também ajuda a reduzir o risco de acidentes. Além disso, esses dispositivos poderão interagir com outras soluções, como sistemas de gestão de frota e serviços conectados. Atualmente, o Mercedes-Benz Actros e o Volvo FH são alguns dos caminhões que podem ter painel digital. A Scania deve lançar o recurso em 2024.

 

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