Freios: veja como evitar o superaquecimento
Conteúdo publicado originalmente no Estradao.
As más condições das rodovias brasileiras torna ainda mais importante os cuidados com o sistema de freios dos caminhões. Sobretudo por causa do alto risco de superaquecimento. Conforme informações da Fras-le, fabricante de sistemas de fricção, vários fatores podem reduzir a eficiência dos freios. Um deles, portanto, é o uso frequente dos freios em situação de tráfego intenso.
Além disso, o desgaste é maior em trajetos como serras. Ou seja, em vias com topografia que exigem mais do sistema. Porém, isso acaba sendo mais intenso quando o motorista não respeita as regras de boa condução. É o caso, por exemplo, do uso inadequado do câmbio.
Conforme o coordenador de assistência técnica da Fras-le, Ademir Menegat, se há superaquecimento, todos os componentes do sistema de frenagem sofrem danos. Isso inclui pastilhas, discos, lonas e também tambores. Além disso, o calor excessivo pode fazer com que os freios percam a eficiência. emergência.
Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Freios: veja como evitar o superaquecimento. Para continuar lendo, acesse Estradao.