04 a 08 Novembro | 2024

Motor FPT Cursor 13 acelera caminhões da equipe da Usual Racing na Copa Truck

Desenvolvido pela FPT Industrial, marca do Iveco Group, a motorização tem, por exemplo seis cilindros e propulsor de competição mais leve, distribuindo melhor a distribuição do peso

Marca do Iveco Group, dedicada ao design, produção e comercialização de motores para veículos on-road e off-road, aplicações marítimas e de geração de energia, a FTP Industrial desenvolveu uma versão do FPT Cursor 13 especialmente preparada para a  Copa Truck, a maior competição de caminhões do Brasil. Com seis cilindros, o motor entrega alta densidade de potência e acelerações mais rápidas. O propulsor de competição também é mais leve, proporcionando melhor distribuição de peso dos caminhões.

“O motor FPT Cursor 13 de competição é muito robusto, sendo aplicado nas condições mais severas ao longo da temporada. Com o que há de mais avançado em tecnologia, nossa motorização não apresenta indícios de desgaste prematuro e a equipe segue o plano normal de manutenção”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. “A Copa Truck é um importante campo de testes para o time de Pesquisa & Desenvolvimento da FPT, validando nossos produtos para máximo rendimento, seja qual for o uso e aplicação”, ressalta Almeida.

A motorização da FPT Industrial passou por análises em todos os sistemas, disponibilizando máximo rendimento para os pilotos Felipe Giaffone #4, Djalma Pivetta #21 e Raphael Abbate #26, da equipe Usual Racing, e Felipe Tozzo #57, da FPT/Dakar Motorsports. Além disso, foram submetidos à alinhamento ótico para conferência dos ângulos das rodas e direção, para certificar as especificações e padrão de uso nas provas.

A preparação incluiu, também, scanner de diagnóstico para avaliar as informações do motor e a verificação de componentes internos como pistão, bronzinas e virabrequim, dentro dos padrões especificados pela engenharia da marca, que tem o automobilismo no DNA. A marca é ativa em competições ao redor do mundo, como o Mundial de MotoGP, o European Truck Racing Championship e o Rally Dakar

Motores

A FPT Industrial emprega mais de 8.000 pessoas em todo o mundo, em 11 fábricas e 10 centros de P&D. A rede de vendas da FPT Industrial consiste em 73 concessionárias e cerca de 800 centros de serviço em quase 100 países. Uma oferta de produtos que inclui seis gamas de motores de 42 HP até 1.006 HP, transmissões com torque máximo de 200 Nm até 500 Nm, eixos dianteiros e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas.

A FPT Industrial oferece uma linha de motores a gás natural do mercado para aplicações industriais, com potências que vão de 50 HP a 460 HP. Esta oferta é um forte foco em atividades de P&D tornam a FPT Industrial líder mundial em powertrain. 

Conteúdo criado com exclusividade para o blog ROTA DIGITAL NEWS da FENATRANpor Valéria Bursztein.