Brasil é o 20º em ranking global de infraestrutura para veículos elétricos
Conteúdo publicado originalmente no Portal NTC.
Índice da Roland Berger leva em conta 27 indicadores e mostra expansão global
O Brasil é o 20º colocado em índice global de infraestrutura para carros elétricos feito pela consultoria Roland Berger. Na lista com 30 países, a China ocupa o 1º lugar, seguida por Alemanha e Holanda. A edição 2022 do EV Charging Index aponta crescimento na média global em um ano, puxada pelos mercados emergentes.
O ranking classifica os países por pontuações de zero a 100, com base em 27 indicadores, como as vendas de veículos elétricos; tamanho da frota com a tecnologia; metas de emissão de CO2; metas para infraestrutura; subsídios e incentivos; infraestrutura disponível (pública e privada); venda de carregadores; tamanho dos players locais, entre outros.
O Brasil aparece em 20º lugar, com 39 pontos, atrás de nações como Índia (48) e Romênia (40 pontos).
Infraestrutura de recarga evoluiu
No topo da lista, a China tem 81 pontos. Depois da Alemanha (71 pontos) e da Holanda (69), aparecem os Estados Unidos (68) e o Reino Unido (66) entre os cinco melhores colocados de 2022.
Os países do Oriente Médio foram os que menos pontuaram e aparecem no final da lista. Nas três últimas posições do ranking estão Vietnã (26 pontos), Emirados Árabes Unidos (26) e Arábia Saudita (16).
“A infraestrutura de carregamento continua crescendo no mundo. Apesar de desafios e crises [pandemia e guerra na Ucrânia] desde 2020 não houve uma retração em nível global. Vimos nesta edição um avanço no desenvolvimento da infraestrutura em quase todas as regiões, em ritmos diferentes”, afirmou o sócio da Roland Berger, Marcus Ayres.
Os países da América do Norte tiveram o melhor desempenho. A infraestrutura cresce rápido também na Ásia e na Europa. “A China, Noruega, Holanda e EUA sempre pontuam alto no estudo até porque têm impulso governamental, são países que estão movendo a indústria e o consumo de mobilidade baseados na plataforma elétrica”, disse Ayres.
Apenas no primeiro semestre de 2022, a China instalou cerca de 381 mil pontos de carregamento públicos, enquanto os Estados Unidos implementaram cerca de 14.600, liderando na América do Norte.
O executivo da Roland Berger lembra que o Brasil tem desafios específicos. “Estamos quase no meio do caminho, o que reflete bastante a característica da nossa mobilidade, que tem tecnologias mais verdes, como os carros flex, e desafios como o tamanho continental do país, além de questões com as hidrelétricas em períodos de seca”, disse Ayres.
“Quando falamos de infraestrutura, no Brasil existe um gap: deveríamos gastar 5% do PIB nessa área, mas hoje temos 2% de investimento público e privado, o que impacta a manutenção da infraestrutura emergente.”
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