Em retomada, produção de caminhões quase dobra em janeiro
Para Anfavea, segmento volta à normalidade em 2024 com melhora da economia brasileira.
As vendas de caminhões, apesar de apresentarem queda em janeiro, estão em processo de retomada. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no mês passado, os licenciamentos somaram 8,2 mil unidades, retração de 21,4% no comparativo com o mesmo período de 2023.
“Esse recuo expressivo se deve ao efeito da antecipação de compra dos veículos Euro V, que puderam ser comercializados até março pelas montadoras”, argumentou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.
Segundo o executivo, no ano passado o setor vivia um momento de parada de produção de caminhões em razão da mudança do ciclo de emissões. E isso impactou 2023.
“Agora, estamos vendo uma retomada. Começamos a virar a página de um ano com produção baixa e agora a gente começa a voltar a um patamar de normalidade”, disse Leite.
De acordo com os dados da Anfavea, a produção de caminhões alcançou o volume de 7,9 mil unidades em janeiro, alta expressiva de 96,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, 2,8% dos emplacamentos de janeiro são de veículos produzidos neste ano. “Estamos voltando à normalidade”, disse Leite.
As exportações de caminhões, segundo dados da Anfavea, somaram, somente 600 unidades ante 1 mil veículos do mesmo período de 2023, queda de 39,1%.
Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Global sobre Produção de caminhões quase dobra em janeiro. Para continuar lendo, acesse Automotive Business.