Na economia verde, governo incentiva indústria brasileira a ir além das commodities
Conteúdo publicado originalmente no Portal NTC.
Governo quer fomentar cadeia de valor da nova economia e busca agenda interministerial para comércio exterior e desenvolvimento industrial
O vice-presidente Geraldo Alckmin subiu ao palco do Fórum de Competitividade , evento realizado pelo Movimento Brasil Competitivo na quarta-feira, 17, em Brasília, como presidente em exercício, visto que Luiz Inácio Lula da Silva já havia deixado o país rumo ao Japão, onde participaria da reunião do G7. Alckmin resumiu a complexidade de ser competitivo em tempos de mudanças climáticas.
“Hoje, a questão não é onde produzo bem e a um custo baixo, é onde produzo bem, a um custo baixo e com sustentabilidade”, disse o vice-presidente.
Suas palavras ecoaram o discurso de Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, também presente ao evento. “Estamos nos movendo para uma economia verde, sustentável e, agora, para uma era de inteligência artificial”, disse Schwab à EXAME, logo após a sua palestra no Fórum, que também contou com a organização da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo e com a parceria de mídia da EXAME.
A boa notícia é que, segundo Schwab, essa nova conformação da economia coloca o Brasil em um lugar de vantagem competitiva. Há a necessidade de se criar modelos de produção, que congreguem antigas capacidades industriais, com as novas tecnologias e conceitos da economia verde. “O Brasil pode criar essa combinação e fazer um leapfrog, desde que governo, sociedade e empresas caminhem juntos”, disse ele, usando o termo em inglês que descreve o processo de rápido avanço tecnológico que permite pular etapas de desenvolvimento.
Fazer isso depende, como disse Schwab, de uma atuação conjunta entre os setores público e privado. As escolhas que serão feitas agora ditarão os rumos dos investimentos privados, e ganhos rápidos podem confundir em momentos de transição, quando se tem grandes players deixando espaços vazios por já estarem pensando no futuro. Talvez a grande tarefa deste governo seja evitar que o Brasil escolha o que já deu certo, e ignore o que vai dar certo. Esse filme não é inédito.
“Não devemos vender apenas commodities”, disse à EXAME Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que também participou da conferência. “O desafio nessa nova economia é desenvolver a cadeia de valor.”
Rollemberg está à frente de uma área estratégia do MDCI, ministério comandado por Alckmin. No dia anterior à conferência, o vice-presidente participou da reunião do Grupo de Trabalho de Comércio e Sustentabilidade (GT-Sustentabilidade), cujo objetivo é fomentar política e programas de comércio exterior com foco em sustentabilidade.
Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Na economia verde, governo incentiva indústria brasileira a ir além das commodities. Para continuar lendo, acesse Portal NTC.