Caminhoneira, engenheira e piloto: mulheres inspiram o setor automotivo
Conteúdo publicado originalmente no Estradão.
Estradão entrevistou mulheres que são expoentes de um setor considerado masculino como o de transportes para celebrar este dia 8 de março.
As mulheres e o mundo automotivo nem sempre coexistiram tão bem quanto nos últimos anos. Isso porque a sociedade majoritariamente patriarcal fazia deste ambiente extremamente masculino. Mas o mundo evoluiu. E as mulheres já assumem posições de destaque em muitos postos antes ocupados apenas por homens. E mostram o porquê são tão necessárias.
Para celebrar esse Dia Internacional da Mulher, Estradão traz alguns expoentes femininos do setor transportes que inspiram pessoas para uma sociedade mais justa. Contudo, mais que isso, essas mulheres estão mudando a cara desse setor com suas ações. Assim, fortalecem a imagem de um público que, segundo a falácia, é considerado o sexo frágil.
Exemplos na indústria
Gerente sênior de markenting da Mercedes-Benz do Brasil, Ebru Semizer nasceu na Turquia. E entrou na montadora alemã há 17 anos. Destes, atua há 13 no Brasil. Uma situação que sempre incomodou Semizer em todos os mercados de atuação da Mercedes-Benz é o setor de transporte ser predominantemente masculino. Mas, segundo a executiva, há potencial para que cada vez mais mulheres entrem no ramo. Seja nas fábricas, nas transportadoras, em cargos administrativos, bem como em postos de chefia. Ou mesmo ao volante de caminhões ou ônibus.
Assim, Semizer se uniu a um grupo de mulheres do setor para criar o Voz Delas. Este movimento visa conscientizar a sociedade sobre a importância da presença feminina no transporte. Nesse sentido, a premissa é mobilizar empresas e entidades. E não só aquelas ligadas exclusivamente ao setor de transportes. Mas unir esforços para melhorar as condições de infraestrutura para as mulheres. Seja nos postos de parada, bem como nos terminais logísticos.
Ebru Semizer ajuda inspirar mulheres a melhorar o transporte e o Voz Delas já tem 45 empresas parceiras
Frutos do movimento
Segundo Semizer antes de iniciar o movimento, por meio de um levantamento, descobriu que havia potencial no mercado para cada vez mais mulheres ingressarem na atividade de motoristas. Porém, esbarrava em uma situação. O setor não é preparado para receber o público feminino. O levantamento mostrou que poucos locais tinham banheiro para elas, com chuveiro quente e estrutura para receber motoristas mulheres e esposas de caminhoneiros. Estas, conhecidas como cristais.
Dessa forma, como primeiro passo, a Mercedes-Benz reformou um banheiro do posto Abobrão Rio Doce em 2020. O estabelecimento fica em Cachoeira Alta (GO) e é um movimentado ponto de parada da BR-364, no km 113. A rodovia é um importante corredor de escoamento da produção de grãos do Norte e do Centro-Oeste para outras regiões.
Seja como for, o espaço recebeu piso, pias, boxes de chuveiro, espelhos e cadeiras. Até plantas foram colocadas para tornar o ambiente mais agradável. A Mercedes-Benz ainda reformou o banheiro masculino, assim como construiu uma lavanderia para facilitar a vida dos motoristas profissionais que passam por ali.
Entretanto, apesar do bom exemplo, muita coisa precisa evoluir. Por essa razão, o movimento Voz Delas mantém um site para que mulheres sugiram melhorias. Na página, elas podem acompanhar palestras. Da mesma forma, a página serve de contato para empresas como embarcadores que queiram realizar parcerias com a iniciativa.
Actros fruto do Voz Delas
Mercedes-Benz Actros Estrela Delas surgiu de sugestões de mais de 260 mulheres da área de transportes
Seja como for, outra importante novidade do Voz Delas é o Actros Estrela Delas. O caminhão foi desenvolvido com base em informações que as mulheres levaram à Mercedes-Benz por meio do site do movimento.
Por isso, o modelo, que ainda é um protótipo, traz itens considerados essenciais pelas mulheres. Como cozinha, banheiro e camarim a bordo. Além de diversos porta-objetos para que as mulheres possam levar seus pertences. E manter a "casa" em ordem.
O Actros Estrela Delas ainda não está à venda. Mas, quando for comercializado, deverá custar em torno de R$ 1,3 milhão. Portanto, só dono de frota poderá adquirir esse caminhão. Por ora, a agenda será rodar pelo País e servir de vitrine para o Voz Delas.
Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Caminhoneira, engenheira e piloto: mulheres inspiram o setor automotivo. Para continuar lendo, acesse Estradão.